Cálcio e Potássio



O potássio favorece a floração e o cálcio aumenta a resistência da planta aos fungos.

O Escaravelho Japonês e a batateira.

Folha da planta da batata doce sob forte ataque do Escaravelho Japonês, numa produção agrícola em conversão na costa sul do Faial.

Extracto de alho e o controlo de Botrytis cinerea

Investigadores da Universidade Northwest A & F, na China, verificaram experimentalmente um controlo da germinação dos esporos do fungo Botryties cinerea pelo extracto de alho. O resultado na prevenção (89,1%) é melhor do que quando aplicado como curativo (76,4%). Este estudo refere-se à cultura do tomate (Wei e outros, 2010).
O fungo Botryties cinerea também afecta a cultura de proteas, principalmente em momentos de nevoeiros, danificando a terminação da aste, provocando a ramificação lateral e inviabilizando a formação de uma aste com interesse comercial.

Quem pode melhorar o "mundo"?

 No rumo da protecção climática e da criação de uma segurança alimentar para o futuro, são vários os países que iniciaram o apoio prioritário à produção agro-pecuária biológica.
Uma população bem alimentada será uma população mais feliz e mais produtiva.
O leite é uma alimento essencial como produto alimentar e como base para a criação de produtos transformados.
Um leite isento de antibióticos, de resíduos químicos e produzido a partir de pastagens biológicas certificadas permite viabilizar a produção de iogurtes, manteiga e queijo biológicos certificados.
Este mês foi inaugurado no Líbano uma fábrica para processamento de leite biológico e produção de produtos biológicos derivados de leite (segundo http://www.ameinfo.com/269900.html, acedido a 24 de Julho).
Os consumidores mundiais já começaram a dar sinais de preferência pelos produtos biológicos. Esta é também uma forma de mudar o mundo para melhor. Podemos contribuir, quer estejamos na produção, na transformação, no comércio ou apenas como consumidores.

O milho e a lagarta.

O milho (Zea mays), produzido para alimentação humana ou do gado, é alvo das lagartas. Poderemos fazer uma prevenção eficaz pulverizando Bacillus thuringiensis. Numa situação inicial poderemos aplicar apenas na área mais afectada e na extremidade da plantação, para criar uma zona de protecção à entrada da praga.

A pastagem biológica!

A produção de leite e de carne biológicas, como já se pode visitar na Galiza e em França, tem na base o bem estar animal e o maneio da pastagem por forma a produzir a diversidade de plantas que permitam ao gado a alimentação adequada com o mínimo de suplementos nutritivos.
No caso de ser necessário alguma adubação, esta poderá ser efectuada com adubos adequados para uma produção biológica da pastagem.
No comércio da ilha do Faial é possível comprar leite biológico certificado, por 0.97 euros o litro, produzido na Galiza. No continente consome-se leite biológico produzido em França.
Neste momento, na ilha do Faial, um produtor de carne já faz adubação biológica da sua pastagem e iniciou o processo de certificação da sua produção.

Os pulgões e as monoculturas.

Os pulgões (afídeos) reproduzem-se a grande ritmo e preferem os rebentos jovens e as monoculturas. Retiram seiva da planta, atrasando o seu crescimento, e as suas excreções favorecem o desenvolvimento de fungos.
A aplicação de sabão de potássio contribui para o controlo do pulgão e para a limpeza das suas excreções, diminuindo as condições para o ataque de fungos.
Simultaneamente, poderão criar-se as condições para atrair predadores naturais dos pulgões: aranhas, pássaros, mosquitos predadores, joaninhas, crisopas e sirfídeos.

Controlo biológico da lagarta da videira.

Experimentação científica, conduzida numa Universidade no Brasil (no campo e em laboratório), demonstra que o Bacillus thuringiensis é tão eficaz quanto os insecticidas químicos no controlo da lagarta (Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.74, n.2, p.129-134, abr./jun., 2007). Neste caso o estudo incidiu sobre a lagarta da videira.
O Bacillus thuringiensis pode também ser usado contra um leque alargado de lagartas, como a do tomateiro, pessegueiro, citrinos, couve, alface, pinheiro e de outras culturas.

O ouriço-cacheiro, um bom auxiliar!

Uma cadeia alimentar equilibrada contém um conjunto de predadores que se alimentam de pragas agrícolas.
A agricultura biológica favorece os predadores naturais, criando habitats adequados para eles.
O ouriço-cacheiro é um excelente auxiliar que "trabalha" durante a noite. Alimenta-se de invertebrados como lagartas, lesmas e escaravelhos.

Os pássaros e as uvas!

Durante os meses de crescimento das uvas, a aplicação de extracto de alho afasta os pássaros. A existência de sebes com bagas será uma forma das aves terem o que comer, reduzindo a pressão sobre as uvas.

Rotação de culturas

A rotação de culturas contribui para a fertilidade do solo, manutenção da sua estrutura e previne a predominância de fungos prejudiciais no solo. Favorece igualmente o controlo das infestantes.

Controlar as ervas daninhas sem herbicidas!

As ervas daninhas competem pelo espaço, luz, água e nutrientes.
Os produtores biológicos não utilizam herbicidas. Recorrem a uma combinação de métodos como a rotação de culturas, a mobilização do solo, a cobertura do solo e a escolha de variedades mais competitivas que as ervas daninhas.
A utilização de herbicidas destrói o equilíbrio do solo, favorecendo o aumento de populações de fungos patogénicos, prejudiciais às plantas.

Sementes: qual o limite da propriedade?

As plantas com flor produzem, após polinização, semente. Cedo aprendemos que da germinação da semente resultará uma planta, da qual poderemos obter novamente sementes.
Algumas sementes presentes no mercado germinam  e originam uma planta que não produz sementes. Isso obriga o produtor a comprar novamente sementes.
Se abandonarmos as plantas de variedades tradicionais e incentivarmos o comércio de "sementes suicídas" estaremos a comprometer seriamente a biodiversidade e a aumentar a dependência do agricultor.
A quem pertence a biodiversidade genética que a semente permite?
Depois do incêndio começar, chamamos os bombeiros. O incêndio já começou e todos os bombeiros são poucos para apagar este fogo.