Adubo mineral admitido em Agricultura Biológica



Os adubos obtidos a partir de minas, extraídos por processos físicos, são homologados para uso em agricultura biológica.
O adubo 11(+5+27+10) com k2O, MgO, Na2O e SO3 foi ensaiado e os resultados demonstram que os animais em pastoreio preferem forragem fertilizada com este adubo.
Verifica-se um ganho médio diário de peso em novilhas e em vacas em lactação quando comparado com um grupo sem fertilizante.

Agricultura Biológica. Porquê?

Foi um privilégio podermos participar nas I Jornadas de Agricultura Biológica da Ilha do Faial, que decorreram nos últimos dois dias.

Com um conjunto de oradores muito experientes e uma plateia muito participativa, reforçou-se a importância da agricultura biológica no contexto de um desenvolvimento sustentável.

Fica o desafio de se continuar a transpor para a prática do agricultor os conhecimentos que a ciência e a experimentação vão gerando. Fica o desafio de continuar a aprofundar a comunicação entre todas as partes envolvidas na investigação, produção, distribuição e comercialização.

Ficou evidente a importância de cada produtor partilhar as suas experiências próprias.

Para bem de uma boa gestão dos recursos naturais, biológicos e hídricos. Para bem da saúde humana e do bom funcionamento dos ecossistemas. Para que os sistemas terrestres continuem a funcionar e mantenham a capacidade de reequilíbrio que nos tem permitido existir como espécie.

Foto: salão da Casa do Povo da Praia do Norte. Faial. Açores.